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ROSA PINHEIRO

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Analisando mercado e criando novo conceito de produto para o segmento de joias para o mercado de exportação australiano.

O desafio

Analisar o mercado australiano no segmento de joias, identificar oportunidades e apoiar na concepção de uma nova coleção que combine, originalidade, tendências, competitividade e a essência da marca, resgatando atributos sutis de brasilidade.

O projeto de consultoria

Este foi um projeto de consultoria que realizamos com nossa empresa parceira Produteca, para a empresa Rosa Pinheiro Joias de Goiânia. Um projeto dentro do Programa Design to Impulse que contou com apoio institucional da Apex dentro do Programa Design Export. Portanto, o resultado final do projeto foi o desenvolvimento de uma nova coleção de joias de exportação, para o mercado australiano. A Produteca foi responsável pelo design da coleção e a Go Cool pela análise de mercado, pesquisa de tendências, estratégia e apoio no desenvolvimento do conceito.

Começamos o projeto realizando o diagnóstico da marca, analisando seus diferenciais, posicionamento e público. Avaliamos o produto e a estrutura de portfólio, a expertise técnica, o estilo de design e compreendemos a dinâmica do desenvolvimento de produto dentro da empresa.

Na segunda etapa, realizamos a análise do mercado. Estudamos a evolução do mercado mundial de joias, os drivers e categorias do setor, além das tendências de comportamento de consumo. Na sequência, focamos especificamente no mercado australiano de joias. Fizemos um estudo da evolução deste segmento no país, o savoir faire, as associações de classe, os principais canais de distribuição, o Made in Australia e avaliamos em benchmarking as 11 principais marcas australianas, na visão de influenciadores e da imprensa especializada. Destas marcas, avaliamos o conceito da marca, o posicionamento, canais de vendas, preços, as linhas e coleções, o estilo de design e os diferenciais.

 

Na terceira etapa nos aprofundamos nas tendências de design de joias, analisando os principais temas, estilos, materiais, cores e categorias de produto.

 

Com base nestas análises, identificamos uma série de oportunidades e insights e levantamos alguns questionamentos estratégicos para a inserção de um produto brasileiro neste novo mercado.

 

Então, realizamos um Workshop de Design com integrantes da empresa e da equipe Produteca, no intuito de conceber alguns cenários de design para o desenvolvimento da nova coleção.

 

As pesquisas e análises foram apresentadas e discutidas pela equipe e na sequência, foram construídos os cenários. Em cada cenário de design foi definido um conceito, um perfil de público-alvo, os elementos de design, as categorias de produto, os materiais, as cores, além dos esboços preliminares das alternativas. Cada cenário foi avaliado pela equipe, seguindo critérios como: viabilidade, originalidade, competitividade e afinidade com a essência da marca. O resultado foi muito promissor e a empresa pôde participar de modo ativo na construção das ideias.

 

Depois do workshop, a Produteca reelaborou o cenário escolhido e desenvolveu a coleção “Joias com Significado”, baseado na ideia de que cada mulher atribui seu próprio significado à joia que usa. A coleção contou dois conjuntos formados por anel, brinco, pulseira e colar.

Ano 2019.

Equipe

Annelise Vaine Castelli

Felipe Aranega

Fernando Falkiewicz

Giulia Motti Correia

Rafaella de Bona

Saiba mais sobre o Programa Design to Impulse.

pesquisa de tendências

análise de mercado

conceito de novos produtos

workshop de criação

| HOTMILK, Rua Imaculada Conceição 1430, Prado Velho, Curitiba  -  PR, Brasil, CEP 80215-182.

| +55  41  99159 8808 

| annelise@gocool.com.br.

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