ROSA PINHEIRO
Analisando mercado e criando novo conceito de produto para o segmento de joias para o mercado de exportação australiano.
O desafio
Analisar o mercado australiano no segmento de joias, identificar oportunidades e apoiar na concepção de uma nova coleção que combine, originalidade, tendências, competitividade e a essência da marca, resgatando atributos sutis de brasilidade.
O projeto de consultoria
Este foi um projeto de consultoria que realizamos com nossa empresa parceira Produteca, para a empresa Rosa Pinheiro Joias de Goiânia. Um projeto dentro do Programa Design to Impulse que contou com apoio institucional da Apex dentro do Programa Design Export. Portanto, o resultado final do projeto foi o desenvolvimento de uma nova coleção de joias de exportação, para o mercado australiano. A Produteca foi responsável pelo design da coleção e a Go Cool pela análise de mercado, pesquisa de tendências, estratégia e apoio no desenvolvimento do conceito.
Começamos o projeto realizando o diagnóstico da marca, analisando seus diferenciais, posicionamento e público. Avaliamos o produto e a estrutura de portfólio, a expertise técnica, o estilo de design e compreendemos a dinâmica do desenvolvimento de produto dentro da empresa.
Na segunda etapa, realizamos a análise do mercado. Estudamos a evolução do mercado mundial de joias, os drivers e categorias do setor, além das tendências de comportamento de consumo. Na sequência, focamos especificamente no mercado australiano de joias. Fizemos um estudo da evolução deste segmento no país, o savoir faire, as associações de classe, os principais canais de distribuição, o Made in Australia e avaliamos em benchmarking as 11 principais marcas australianas, na visão de influenciadores e da imprensa especializada. Destas marcas, avaliamos o conceito da marca, o posicionamento, canais de vendas, preços, as linhas e coleções, o estilo de design e os diferenciais.
Na terceira etapa nos aprofundamos nas tendências de design de joias, analisando os principais temas, estilos, materiais, cores e categorias de produto.
Com base nestas análises, identificamos uma série de oportunidades e insights e levantamos alguns questionamentos estratégicos para a inserção de um produto brasileiro neste novo mercado.
Então, realizamos um Workshop de Design com integrantes da empresa e da equipe Produteca, no intuito de conceber alguns cenários de design para o desenvolvimento da nova coleção.
As pesquisas e análises foram apresentadas e discutidas pela equipe e na sequência, foram construídos os cenários. Em cada cenário de design foi definido um conceito, um perfil de público-alvo, os elementos de design, as categorias de produto, os materiais, as cores, além dos esboços preliminares das alternativas. Cada cenário foi avaliado pela equipe, seguindo critérios como: viabilidade, originalidade, competitividade e afinidade com a essência da marca. O resultado foi muito promissor e a empresa pôde participar de modo ativo na construção das ideias.
Depois do workshop, a Produteca reelaborou o cenário escolhido e desenvolveu a coleção “Joias com Significado”, baseado na ideia de que cada mulher atribui seu próprio significado à joia que usa. A coleção contou dois conjuntos formados por anel, brinco, pulseira e colar.
Ano 2019.
Equipe
Annelise Vaine Castelli
Felipe Aranega
Fernando Falkiewicz
Giulia Motti Correia
Rafaella de Bona