Nunca ouvimos tanto sobre tendências como agora, não é mesmo?
Tendências de comportamento, setoriais, econômicas, estéticas, até tendências políticas... Em diversos níveis. Macro e micro. Para todos os gostos.
É natural. Tentar prever o futuro é humano!
Acreditamos que compreender e decodificar tendências é um exercício importante para a estratégia de um negócio. Inclusive faz parte da nossa metodologia de trabalho. Elas ajudam a impulsionar ideias inovadoras, compreender comportamentos, antecipar decisões e ter flexibilidade para acompanhar as mudanças.
Mas... tem algo que tem que ficar estático, sem mexer. Isso mesmo. Tem algo na sua marca e no seu negócio que tem que conservar. E só você sabe o que é.
Não dá para seguir todas as tendências o tempo todo, pois você pode dar um tiro no pé! E se auto-trair. Fazer algo que não tem nada a ver com você e desconfigurar a sua empresa. E aí, o seu cliente não vai entender nada.
É preciso cuidar com aquilo que todo mundo está fazendo, pois o risco de ficar igual a todo mundo é muito grande.
Estudiosos sabem que para cada tendência, pode haver uma contra tendência. Ou seja, algo que diz exatamente o contrário. Então, sua marca precisa de autoconhecimento para decidir quando seguir uma tendência, ou quando deixar de seguir.
E acima de tudo: utilize fontes confiáveis, aquelas já viram suas previsões acontecerem como Trendwatching, Li Edelkoort, WGSN e Observatório de Sinais do nosso grande amigo Dario Caldas.
E mais, analise com cuidado quais são as empresas e marcas que estão gerando novas tendências, e não as seguindo ...
É bem diferente.
Se quiser saber mais como usar tendências de forma assertiva estratégica para o seu negócio e sua marca, fale com a gente.
Comments