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Annelise Castelli

Os 10 pilares que constroem uma marca de moda saudável.

Atualizado: 6 de jan. de 2021

Por Annelise Castelli, Clé Carrer, Daniela Nogueira, Dario Caldas, Malva Ouriques e Marcelo Sciciliano.


De um contexto tumultuado, desafiador, mas com oportunidades emergentes, surgiu um grupo focado em realizar mudanças significativas nas empresas de moda.


E desse grupo, surgiu também um novo olhar, uma nova forma de compreender e enxergar a competitividade e a complexidade que andam de mãos dadas ultimamente.


O CONTEXTO E O FUTURO DA MODA


Desse contexto, enxergamos a inevitável recessão e expressões como Control + Alt + Del, Reset, Reboot. Sim, as marcas vão ter que lidar com a recessão e com a capacidade de se reinventar.

Presenciamos o abalo do Fast Fashion, um sistema global baseado no speed to market que já apresentava problemas, com desigualdades entre os elos da cadeia. Com a quarentena, houve um colapso inicial, agravado pela ausência de lançamentos e eventos (desfiles, salões internacionais) que dão o timing do sistema. Com altos estoques de produtos efêmeros e com a escassez da novidade, o sistema balançou. Incertezas e vulnerabilidades abriram espaço para outros modelos.


Testemunhamos o apelo da Indústria da Moda Nacional. Marcas pedem ajuda para continuarem em pé e falam da reconstrução do setor, com mais colaboração e equilíbrio na cadeia. Surgem oportunidades, novos calendários e parcerias, em meio à crise. E a expressão a “Moda em Modo de Pausa” torna-se algo simbólico.


Vimos a transformação digital se aguçar e se impor como forma de sobrevivência. A tecnologia que compreende a gestão, o desenvolvimento, a comunicação e a venda dão a tônica do momento.


E ouvimos os inúmeros questionamentos sobre o comportamento do futuro, como será a Moda pós pandemia, quais os novos códigos e linguagens? Refletimos sobre o inusitado, o novo glamour, o essencialismo e a sustentabilidade. E mais que tudo, vimos a importância das marcas em se colocarem como verdadeiras e autênticas.


AS OPORTUNIDADES


Compreendemos que as oportunidades surgem de três pontos importantes.

Primeiro: da capacidade de entender o consumidor, tanto em pequena escala (que significa entender o seu próprio consumidor), como ampliada (num viés full picture do consumo).

Segundo: do entendimento do sistema, de como ele está se configurando e quais impactos incidem sobre o negócio.

E terceiro: quais entregas terão real valor para o público da marca, de forma plena, verdadeira e coerente.

Chegamos à conclusão de que vivemos um momento de transição, em que é preciso conviver com as complexidades, cuja única certeza é a de que vamos conviver com a incerteza.


O MOMENTO DE POTENCIALIZAR A VERDADE: TRULY BRAND.


Assim surgiu a Truly Brand, criando um conceito novo: a Marca Saudável, que se transformou num método capaz de resgatar a verdade das marcas e trazer direcionamentos e insights para novos posicionamentos e estratégias, mais consistentes e sinceras.

Acreditamos que marcas fortes e saudáveis potencializam a sua verdade.


OS 10 PILARES DA MARCA SAUDÁVEL


1. Autoconhecimento, essência e autenticidade.

A marca saudável é aquela que tem autoconhecimento e consegue preservar sua autenticidade. sua cultura e sua essência são conhecidas e vivenciadas pelo seu público, colaboradores, fornecedores, entre outros stakeholders. são marcas que reconhecem que a sua força está na sua verdade. ponto.

2. Identidade.

É uma marca com identidade. há força de branding, identificação e reconhecimento da sua personalidade. sua proposta de valor é compreendida e valorizada.

3. Equilíbrio entre a sua essência e os seus públicos.

É aquela que consegue equilibrar a sua essência com as demandas e desejos dos seus públicos, seus contextos, comportamentos e valores. acompanha sua evolução. é capaz de se adaptar, de modo eficiente, flexível e coerente.

4. Modelo de negócio = eficiência + entrega de valor

Seu modelo de negócio é uma combinação de eficiência e entrega de valor. tem visão de longo prazo, mas é ágil para atuar no presente. para que se sustente bem sobre as próprias pernas, é preciso entregar eficientemente algo que tenha valor para seus públicos. sejam essas entregas produtos, serviços ou qualquer outra coisa que possa ser paga de modo justo e que retroalimente o negócio.


5. Produtos são manifestações tangíveis da marca.

A marca é saudável quando a sua identidade é visualmente e sensorialmente tangível nos seus produtos, seja em materiais, design, estilo, não importa. ela está lá. produtos e coleções são coerentes entre si. há planejamento, inteligência e timing no desenvolvimento.


6. Produção saudável.

Sua produção é eficiente, no timing, limpa, ambiental e socialmente corretas, com baixo stress. um sistema eficiente em vários níveis, entre vários atores, coerente com a essência da marca.


7. Comercialização dinâmica, com várias frentes

O sistema de comercialização da marca saudável é ativo, dinâmico, integrado, com várias frentes, multicanal. e vai além: vende valor e não só produtos.

8. Comunicação coerente, humana e ancorada na tecnologia

É aquela que que consegue preservar uma comunicação coerente, verdadeira e humana, ao mesmo tempo que ancorada na tecnologia. seu discurso é claro, pois conhece seus públicos. é eficiente na mensagem e sensível ao feedback.

9. Lucratividade e boa gestão: uma marca que está no jogo do mercado

A marca saudável é aquela que “está no jogo do mercado” e é capaz de vislumbrar crescimento. mesmo quando a conjuntura não é favorável. é lucrativa e gerencia com atenção seus recursos físicos, humanos e financeiros. é competitiva e não se perde facilmente com dificuldades e obstáculos.

10. Protagonismo

E por fim, a marca é mais do que saudável quando participa. quando é atuante e protagonista em sua comunidade, na sociedade. quando produz impactos positivos que reverberam. e vai além da simples relação entre consumidores e fornecedores.



 

TRULY BRANDERS.

Somos um grupo de consultores com vasta experiência no mercado de moda, unidos pelo objetivo de construir marcas mais fortes, autênticas e saudáveis. As soluções Truly Brand vão da essência à visão de futuro, da estratégia ao comercial, da produção à imagem, do produto à comunicação. Trabalhamos com expertises complementares, métodos multidisciplinares e ferramentas próprias. Acreditamos que chegou a hora da verdade das marcas e que, mais do que nunca, marcas saudáveis potencializam a sua própria verdade. Num contexto desafiador, mas pleno de oportunidades emergentes e tendências promissoras, a Truly Brand é a parceira estratégica das marcas de moda.



[Truly Brand: Fashion Strategy for a Changing World]



 

Annelise Castelli (Go Cool) / BRANDING & ESTRATÉGIA

Cle Carrer (Produtor e Stylist) / IMAGEM

Daniela Nogueira (DN Flanar) / ESSÊNCIA E IDENTIDADE

Dario Caldas (Observatório de Sinais) / TENDÊNCIAS

Malva Ouriques (Studio Mdlgem) / PRODUTO

Marcelo Sciciliano (Megatech) / PRODUÇÃO




Quer se inspirar um pouco mais? Acesse




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