Design Estratégico faz parte da essência da nossa metodologia. Tá no nosso sangue, não tem jeito.
Mas afinal, você sabe o que significa?
Antes de tudo o Design É Estratégico quando faz parte da estratégia de uma empresa, ponto final.
Pode-se dizer que é uma metodologia que integra todas decisões de produto, serviços, comunicação e experiência, no que chamamos de Sistema Produto. E esse sistema harmônico, coerente e forte se torna a essência da estratégia do negócio em si.
Como premissa, o Design Estratégico foca na competitividade, na busca pela inovação e na construção da imagem da marca perante o mercado e a sociedade, por meio do Design.
É por esta razão que muitas vezes o Design Estratégico é considerado como uma ponte que liga a Gestão, a Inovação e o Design.
Esta é a abordagem italiana da galera do Poli Design (organização vinculada ao Politecnico di Milano), com quem nos identificamos muito.
E para tudo isso funcionar, é preciso conceber uma visão interna e externa da empresa somada a uma visão de futuro, com um repertório bastante sólido. É por isso que uma das ferramentas mais utilizadas no Design Estratégico é a construção de cenários, de onde surgem novos conceitos, novos caminhos.
E quando o pensamento do Design está emaranhado no negócio, na sua cultura, nos seus processos e não somente nas “atividades de design”, você começa a ver a sua empresa desenvolver novas perspectivas, mais inovadoras, focadas em construir valor junto ao cliente. E certamente você verá nascer novas relações, multidisciplinares, muito mais ricas e produtivas.
E aí, quer fazer uma mudança power na sua empresa? Bora lá inserir Design! Mesmo que você seja dono de um açougue.
Demorô.
Fale com a gente.
Comments