Chip e Joanna Gaines formam um casal incrível e autêntico que, com ideias simples, harmônicas e claro, “very cool”, cativaram as pessoas e construíram um estilo e um grande negócio: a MAGNOLIA.
Você talvez conheça a dupla bem-humorada que, com uma grande família (hoje são 5 filhos!) estreou o seu primeiro programa na TV em 2014, mostrando suas reformas de casas antigas na cidade de Waco, no Texas (EUA). No Brasil, a série “Do Velho ao Novo” ainda hoje é exibida pela Discovery Home & Health (Fixer Upper é o nome original da série exibida pelo canal HGTV, nos EUA).
“Para nós, é no lar onde a vida acontece, onde as histórias mais importantes e memoráveis são contadas”.
Com o propósito de resgatar a ideia de que famílias se tornam mais unidas quando revitalizam o próprio lar, ficaram famosos propondo um estilo fácil de gostar.
É uma mistura de fazenda-chic, DIY, Hygge, Provençal e Vintage. Peças reutilizadas são mescladas harmonicamente com outras contemporâneas ou clássicas, mantendo o espírito acolhedor de como uma casa deve ser. De certa forma, conceberam uma estética quase atemporal de bem-viver.
Muita madeira, metal, os famosos shiplaps, portas-celeiro, texturas, plantas frescas, luz natural, varandas convidativas, portas-francesas, vigas de madeira, lustres de ferro, velas e cozinhas abertas com amplas bancadas. Elementos compostos numa paleta de tons e subtons neutros, com primazia dos brancos, nudes, cinzas e verdes combinados com chumbos, azuis profundos e pretos em detalhes que conferem personalidade.
E claro, essa “home” é muito “kids friendly”, pois com 5 filhos, não poderiam ser mais especialistas em como ter uma vida mais prática, com crianças pequenas. É a ideia da “forever home” (mesmo que nem sempre essa “home” seja “para sempre”, rs, rs).
A origem do nome Magnolia é significativo e singelo. Segundo o casal, Chip costumava presentear Joanna com magnólias.
Eles são a prova de que a autenticidade de pessoas comuns pode originar um conceito, um estilo e uma marca tão interessantes que se expandem em uma diversidade de negócios, enquanto conservam a essência.
Quando começaram a jornada com o programa, mesmo já tendo executado quase 100 reformas, certamente não imaginavam a repercussão e o sucesso. Uma das casas reformadas pelo casal (em 2015), adquirida por U$180 mil foi vendida em 2017 por U$1,2 milhões, por um interessado em locar o imóvel a U$1200 / U$1500 por dia.
Em 2018 a Zillow (empresa americana de banco de dados imobiliário online) publicou um estudo que detectou que casas com as características propostas por Chip & Jo eram vendidas em média 30% acima do valor de mercado.
Viraram um fenômeno e um grande negócio. Em 2015 inauguraram um distrito comercial nos antigos silos da cidade. O Magnolia Market impactou a economia local e virou atração turística. Hoje a atuação da empresa vai além da loja de produtos para a casa e abrange a gastronomia, a hotelaria, a moda, a venda e locação de imóveis (entre elas, as famosas casas reformadas). Já publicaram 3 livros, uma revista e criaram uma marca junto ao grande varejista Target. Em 2021 vão inaugurar um canal próprio de TV.
Mas é na loja Magnolia que a magia acontece. Tudo começa com um tema, por vezes uma reflexão que dá origem a uma “temporada”, que corresponde a uma estação do ano. Este tema se transforma em conceito e depois em produtos, linguagens e num visual merchandising excepcional e cheio de significado, além de diversas outras ideias conectadas que fortalecem a marca.
Do ponto de vista comercial, é formidável, faz você querer voltar.
E todo mês de outubro, acontece a Silobration, um grande festival que comemora o aniversário da marca.
E por fim, umas das características mais interessante são as frases, de otimismo, de esperança, de gratidão, de celebração da vida, de ser você mesmo, de valorizar as próprias memórias, com toques de humor.
Se você ainda não viu um dos seus programas, sinceramente, recomendo muito, vale à pena. Você vai querer mexer na sua casa (e talvez na sua vida!).
É (quase) inevitável!
*Saiba mais em https://magnolia.com/
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