Se há um consenso no mundo dos negócios, é que não há consenso na definição de ESTRATÉGIA.
Um tema vivo, dinâmico, com múltiplos pontos de vista. É isso que o torna tão interessante e importante.
Para nós, basicamente estratégia é um caminho, um percurso para se atingir resultados positivos de mercado.
E esse caminho é orientado para o futuro.
Dentro dele estão objetivos, metas e ações. Algo que se faz com antecipação, em que existem realizações e decisões, com prioridades.
Para nós, na essência de uma boa estratégia tem uma “sacada”, um elemento-chave que torna a empresa mais forte. Algo que cria valor junto ao cliente de modo superior aos concorrentes (se possível), para estabelecer um posicionamento bacana de mercado.
Além disso, toda estratégia precisa ter um olhar interno sobre suas competências e recursos e um olhar externo de concorrentes, mercado, macro ambiente. E um olhar verdadeiro. Se não, não adianta.
Serve de guia para todo mundo. E por essa razão, precisa estar explícito, desenhado, escrito. Ou seja, compreendido e aceito por todos que participam de alguma forma da empresa.
Mas há sempre um dilema. A estratégia deve ser flexível, ao mesmo tempo que precisa perseverar em certos pontos. Por essa razão que ao implantar uma estratégia, existem muitos altos e baixos, sim.
Exige esforço, mas coloca o trem no trilho. Para seguir adiante, sempre em frente.
E quando chegar ao destino, é hora de conceber outra estratégia
______________________
E se quiser construir a sua estratégia de negócio pra valer, para dar certo de verdade, fale com a gente.
Comments