Lembra como foi início da sua empresa e o que o motivou a dar o primeiro passo?
Empresas se originam por diversas razões e muitas vezes é o motivo do começo que confere a personalidade e a cultura do novo negócio.
O "por quê" e "como" podem fazer muita diferença.
1. UMA HABILIDADE. Muitos negócios partem de uma habilidade especial do empreendedor. Adoro cozinhar, vou montar um restaurante. Esse é um caso clássico. Em geral são empresas em que produtos, serviços, processos e a cultura ganham a cara do dono.
2. UMA OPORTUNIDADE. São aquelas que surgem por uma oportunidade de mercado. Um ponto que vagou, um produto necessário que não se encontra, a possibilidade de importar algo que ninguém o fez, dois sócios que se encontram, a chance de um segundo segmento para algo que já existe. Ou seja, elas nascem num contexto em que há uma possibilidade real de algo dar certo. Aquela história do “estava com a faca e o queijo na mão”.
3. UMA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Essa é uma das mais promissoras, quando você identifica problemas não resolvidos na sociedade e determina uma forma de resolvê-los. E aí surgem produtos e serviços pensados justamente para isso.
4. UM GOSTO PESSOAL. São aquelas focadas em um estilo de vida, que é o estilo do dono. Um pouco diferente da habilidade, são empresas que nascem de uma paixão de alguém. Pode ser por moda, decoração, pesca, games, velejar, esportes, flores, livros, etc. São empresas em que a gente percebe que existe um olhar pessoal sobre um tema, um nicho específico. E em geral são marcas com muita identidade.
5. UMA VISÃO DE FUTURO. Ah, essas são aquelas excepcionais. Muitas vezes surgem da obstinação de alguém em querer mudar o mundo. São empresas cujo dono enxerga longe e vê com muita antecipação o que ninguém está vendo. São as que realmente mudaram o curso das coisas e fizeram tudo diferente. Tipo Disney, Cirque du Soleil, SpaceX, Amazon, Google.
6. UM EMPURRÃO DA VIDA. É .... essas são aquelas que surgem quando a vida dá um baile. Quando se perde o emprego, quando se tem uma decepção com alguém ou quando se quer mudar definitivamente de vida e ser o dono do próprio nariz.
O início de uma empresa pode ser uma combinação das razões acima. E sim, existem muitas outras. Mas acredito essas são as mais comuns. Não importa.
Com qual delas você se identifica?
Claro que o sucesso não depende do seu começo. É preciso planejamento, estratégia e persistência para que o seu negócio dê certo.
Mas saber porque você está começando é o primeiro passo para saber onde se quer chegar.
Para começar bem, fale com a gente.
Comments