top of page

9 boas práticas para desenvolver um produto de sucesso.

  • Annelise Castelli
  • 16 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Empresários que já passaram pela experiência de desenvolver um produto que teve sucesso merecem muito respeito.


É importante ouvir o que têm a dizer.



Em 2014 mais de 350 representantes de diversos setores contaram suas histórias no Diagnóstico do Design Brasileiro realizado pelo Centro Brasil Design, em parceria com a Apex e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


Nesse estudo, foram reunidas as 9 atividades mais citadas pelas empresas, como elementos importantes para que o produto “desse certo”.


1. ESTRATÉGIA

Significa quanto o design é utilizado estrategicamente para fazer a empresa mais competitiva, focada no consumidor e geradora de inovação.


2. EQUIPES MULTIFUNCIONAIS E COMUNICAÇÃO FLUENTE

Quando o design está integrado através das várias áreas da empresa.


3. LIDERANÇA DE PRODUTO/PROCESSO

Quando existem pessoas responsáveis pela supervisão e desenvolvimento de novos produtos em posição de decisão.


4. APOIO E ENVOLVIMENTO DA ALTA GERÊNCIA

Quando o design está representado em nível de gerência e é considerado um aspecto estratégico para a empresa.


5. ENVOLVIMENTO DO CONSUMIDOR

Quando consumidores e usuários do produto/serviço são envolvidos no desenvolvimento e teste de novos produtos.


6. PESQUISA E COMPREENSÃO DO MERCADO

Quando há qualidade e variedade de métodos para compreender o mercado, suas tendências e concorrentes.


7. ANÁLISE FINANCEIRA E DE NEGÓCIOS

Significa ter procedimentos objetivos para avaliar investimentos em design, seus riscos e quando há monitoramento do retorno do investimento.


8. AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO MERCADO

Quando as necessidades de mercado são claramente identificadas e consideradas no início do processo de desenvolvimento de produto.


9. AVALIAÇÃO PRELIMINAR TÉCNICA

Significa empregar procedimentos para analisar os requisitos de produção e design, além de monitorar eficazmente todos os custos em um estágio inicial do processo.



Bora pôr em prática algumas delas, para desenvolver o SEU produto de sucesso?

Não perca tempo, fale com a gente.


E conheça o programa Design to Impulse que foi desenvolvimento especialmente para isso.


Comments


| HOTMILK, Rua Imaculada Conceição 1430, Prado Velho, Curitiba  -  PR, Brasil, CEP 80215-182.

| +55  41  99159 8808 

| annelise@gocool.com.br.

© 2025. Go Cool.Todos os direitos reservados..

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page