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JOR

Reposicionando o negócio no segmento de móveis, com a construção de uma estratégia baseada no design funcional, cool e smart.

O desafio

Conceber uma nova estratégia para o negócio e para a marca, segmentando o mercado e definindo um perfil de público-alvo e um novo conceito de produto para móveis funcionais.

O projeto de consultoria

Este projeto teve início com um novo momento que a empresa vivia na época: construir um novo posicionamento no mercado de móveis no Brasil, utilizando sua expertise no mercado de exportação. O que resultou em um trabalho completo, envolvendo não só a estratégia, mas também o desenvolvimento da marca e das novas linhas de produtos.

 

Então, começamos com um diagnóstico profundo das capacidades e potencialidades da empresa, sua estrutura produtiva, suas expertises e pontos de força, alinhando as expectativas para o novo negócio.

 

Na sequência, realizamos uma pesquisa de tendências focada em duas vertentes, as tendências sócio culturais e de consumo e as tendências em design de móveis. Para a primeira, focamos 3 temas (tendo como fonte principal a Trendwatching): function all (a funcionalidade acessível), the f-factor (o consumo baseado em fãs, folowers & friends) e rationaissence (o renascimento do racional com estilo). Para as tendências em design, desenvolvemos 4 temas: power color (o poder da cor), 3d (efeitos 3d e novos volumes), novo minimalismo (minimalismo com originalidade) e intimidade (o resgate do conforto e do prazer de ficar em casa).

 

Depois das tendências, realizamos o benchmarking de diversas marcas de móveis no Brasil e alguns players internacionais. Analisamos conceito de marca, portfólio de produtos, comunicação, sistema de distribuição e diferenciais. Finalizamos a análise com um mapa de posicionamento de marcas e um histograma, em que enxergamos com maior clareza a dinâmica do setor, de onde surgiram diversos insights.

 

Depois do benchmarking, fizemos um estudo sobre o setor de móveis no Brasil, identificando gaps, desafios, oportunidades. Além da pesquisa desk, pudemos realizar uma pesquisa de campo em diversos pontos de venda, tanto no Paraná como em São Paulo. Analisamos produto, ponto de venda, preços, diferenciais, visual merchandising, entrevistando gerentes de lojas e vendedores. Dessa rica pesquisa, trouxemos novos insights.

 

Com base no repertório construído, realizamos um primeiro workshop para definir o perfil do público-alvo e num segundo, demos início à construção da estratégia do negócio. E como base da nova estratégia, desenvolvemos 2 linhas de produto focada nos 2 perfis de público: linha X e linha Y, fazendo referência às gerações de consumo. Cada uma com um conceito, características de estilo, categorias de produto, temas-chave, materiais e uma abordagem própria da funcionalidade.

 

Na sequência, concebemos a estratégia da nova marca (sua essência, posicionamento, proposta de valor, personalidade e linguagem), que deu base para a criação da logo e da nova identidade visual.

 

Na próxima etapa, foram desenvolvidos 4 produtos ícones, sendo 2 para cada linha, coerentes com o novo posicionamento.

 

Ao final, fizemos o detalhamento de toda a estratégia, definindo as ações estratégicas em produto, comunicação, serviços e sistema de distribuição, bem como sugerindo os próximos passos.

 

E para coroar o projeto, em 2013, recebemos o prêmio bronze no Idea Brasil, na categoria Estratégia de Design.

Ano 2013.

Equipe

Annelise Vaine Castelli

Marianne Rohrig

Felipe Aranega

Marcelo Azevedo

Pedro Paranhos

*atuação pelo Sistema Fiep

pesquisa de tendências

análise de mercado

definição de público-alvo

pesquisa exploratória de campo

estratégia de negócio

estratégia de marca

conceito de novos produtos

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