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ID FASHION

Foto: Márcio Pimenta

Idealizando e coordenando o evento da identidade da moda do Paraná.

O desafio

Criar um evento de moda inovador, cool e democrático, capaz de representar e revelar as marcas mais promissoras e autênticas do PR.

O projeto de consultoria

Com o briefing de realizar um novo evento de moda, com perfil inovador, que fosse capaz de reunir as marcas mais promissoras do Paraná e atrair o público especializado, demos início a uma pesquisa sobre as tendências em eventos inovadores no mundo.

 

Com as conclusões da pesquisa, chegamos a alguns insights para a criação do conceito e do formato do novo evento a ser realizado pela Federação das Indústrias do Estado do PR, em parceria com o Sebrae PR. Com o start dado, realizamos o projeto definindo os objetivos estratégicos, o conceito, os diferenciais, os públicos envolvidos (entre público participante, público especializado e marcas), as ações, a estratégia de comunicação, a curadoria de marcas, o orçamento e o cronograma.

 

Com o projeto realizado, passando por muitos ajustes e com o novo nome já concebido, agora ID Fashion e não mais “evento de moda do PR”, foi construído um modelo de operacionalização e gestão do evento, que funcionou praticamente da mesma forma até a edição de 2018. Nas edições de 2015, 2016 e 2017 fomos responsáveis pela coordenação técnica do evento.

 

Assim, surgia em 2015 o ID Fashion com a proposta de ser uma vitrine para as marcas paranaenses com identidade própria. Um evento de impacto, interativo, cool, compacto, com atitude internacional e alta visibilidade em diversas mídias, uma amostra significativa da inovação da Moda no Estado. Trazia duas principais mudanças no calendário de moda: permitir o acesso e a avaliação do consumidor final e apresentar coleções seasonless (atemporais, sem estação definida).

 

Para dar sustentação a este conceito, foram criadas 4 ações principais:

Catwalk, com a proposta de trazer desfiles intimistas, mais compactos, apresentados em salas de desfile inovadoras.

Living Lab, uma exposição interativa de marcas, visando estreitar o relacionamento do público consumidor e profissional às coleções, permitindo a avaliação da qualidade de cada uma delas. Na edição de 2017, além de avaliar as marcas, o público pôde comprar as peças de lançamento.

ID Talk, um bate papo interativo, com mediação e participação de profissionais e personalidades do mundo fashion, propondo novas reflexões sobre moda e consumo.

User Experience, uma área especial e também interativa, que permitia ao visitante conhecer os bastidores da indústria da moda, com uma produção ao vivo. Ao longo das edições, foi possível demonstrar desde o processo de criação de uma coleção, passando pela confecção e comunicação de moda.

 

Além das ações, a ambientação inovadora também foi estratégica, com passarelas inusitadas espaços lúdicos e arquitetura contemporânea, que seguia o tema do evento.

 

Em 2015 falou-se de Experimentação com a campanha: “A Tendência é Experimentar”. Em 2016 sob o tema Movimento, a edição ficou conhecida como “A Moda nos Move”. E a terceira edição (co-lab) de 2017 teve o tema Colaboração, com o slogan “A Colaboração Multiplica”.

 

Um dos pilares do sucesso do evento foi a criação de um modelo de curadoria, em que foram definidos critérios de participação e seleção de marcas, tanto para a sua apresentação no Catwalk, como no Living Lab. Além de contar com a presença idônea de grandes profissionais do meio como jurados e um regulamento de procedimentos bastante criterioso.

 

A edição de 2015, realizada durante 2 dias no Museu Oscar Niemeyer, contou com 7 desfiles no line up do Catwalk, 14 marcas no Living Lab, com aproximadamente 100 profissionais de imprensa e mais de 2.300 participantes, apresentando mais de R$2 milhões em retorno de mídia espontânea (fonte: Fiep).

Na edição de 2016, mais compacta com um dia, também realizada no Museu Oscar Niemeyer, trouxe um desfile único com 16 marcas no line up do Catwalk, 16 marcas no Living Lab, cerca de 80 profissionais de imprensa e mais de 1500 participantes. Trouxe mais R$1,1 milhão de retorno de mídia. (fonte: Fiep).

E a edição de 2017, agora realizada no Centro de Exposições da Fiep durante dois dias, promoveu 17 desfiles no line up do Catwalk, 20 marcas no Living Lab, com aproximadamente 80 profissionais de imprensa e mais de 1600 participantes, apresentando mais de R$800 mil em retorno de mídia espontânea (fonte: Fiep).

Equipe 2015

Annelise Vaine Castelli, Ariane Novetti, Edson Korner, Ana Cris Willerding, Daniel Sorrentino, Max Leean, Luciana Bechara, Dayane Lopes, Eros Schier, Eduardo Knechtel, Manuel Araújo, Elvira Fantin, Rafael Cury, Denise Barros, Talk / assessoria de imprensa, Modern / agência de publicidade.

 

Equipe 2016

Annelise Vaine Castelli, Ariane Novetti, Edson Korner, Ana Cris Willerding, Daniel Sorrentino, , Max Leean, Pedro Pontoni, Felipe Folador, Luciana Bechara, Dayane Lopes, Manuel Araújo, Elvira Fantin, Rafael Cury, Isabela Miranda , Ytalo Marques, Carla Tragueta, Walquiria Vieira, Talk / assessoria de imprensa, Modern / agência de publicidade.

Equipe 2017

Annelise Vaine Castelli, Ariane Novetti, Edson Korner, Daniela Nogueira, Ana Cris Willerding, Daniel Sorrentino, Max Leean, Cle Carrer, Luciana Bechara, Vanessa Cardoso, Manuel Araújo, Elvira Fantin, Rafael Cury, Isabela Miranda , Ytalo Marques, Carla Tragueta, Walquiria Vieira, Fernanda Wolf, Namidia / assessoria de imprensa, Modern / agência de publicidade.

*atuação pelo Sistema Fiep

pesquisa de tendências

análise de mercado

conceito  e gestão de evento

É um modelo daqui que pode ser muito bom. Primeiro porque democratiza e ao mesmo tempo atende a esse desejo que a moda desperta nas pessoas. E aproxima o lado comercial, da proposta de imagem da marca. Acho que pode ser um modelo muito interessante." (Lilian Pacce, jornalista de moda).

"Isso aqui é uma inovação. É I de IDENTIDADE ... Uma marca digital da Moda Paranaense." É um marco. (Edson Campagnolo, ex-presidente do Sistema Fiep).

 

"O nome é incrível, e o nome para Moda é importante, e esse nome pega! Muito bom." (Alice Ferraz, consultora de moda da F Hits).

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