FITTO DESIGN
Definindo público-alvo e criando a estratégia de negócio no segmento de móveis de encaixe flatpack.
O desafio
Desenvolver a estratégia do novo negócio, definindo o seu posicionamento de mercado e um público-alvo assertivo com alta percepção de valor e poder de compra, para uma nova linha de móveis de encaixe, lúdicos e criativos..
O projeto de consultoria
Para esta empresa nova que iniciava seus passos em 2017, começamos o projeto com um diagnóstico da sua estrutura, proposta de marca, diferenciais e protótipos desenvolvidos.
Com esta avaliação preliminar e com as expectativas definidas, levantamos alguns questionamentos estratégicos para esse negócio que já tinha uma pegada muito inovadora:
-
Qual a percepção de valor sobre o encaixe e o processo de montagem da peça, por parte do consumidor?
-
Qual o perfil de público mais pertinente ao perfil do produto e da marca?
-
Seriam necessárias alterações no produto?
-
Quais serviços agregados e possibilidades de customizações, o negócio poderia abranger?
-
Qual a influência da arte sobre o móvel, qual o papel do artista sobre um produto seriado?
-
Qual o estilo gráfico das estampas mais próximo do perfil da marca?
-
Quais requisitos de qualidade da embalagem seriam necessários?
-
Qual a percepção do preço?
-
Qual a percepção sobre a questão da sustentabilidade sobre a compra?
Então, iniciamos o estudo sobre o mercado e as tendências. Analisamos as tendências do mobiliário (em formas, estilos, temas, cores e materiais para o ano seguinte), bem como as tendências do habitar contemporâneo. Avaliamos as perspectivas e desafios do setor moveleiro no Brasil e no mundo e os drivers de consumo deste segmento. Investigamos a dinâmica de consumo da geração Y e pesquisamos qual a relação entre a arte contemporânea e produtos seriados.
Para completar a análise de mercado, fizemos um benchmarking bastante completo de diversas marcas que atuavam com produtos ou com uma proposta de valor similares. Analisamos o conceito de marca, a comunicação, o sistema de distribuição, o portfólio de produtos e os diferenciais. E comparamos com a Fitto.
Estas análises construíram o repertório necessário para a realização do Workshop de Avaliação de Produto, (pesquisa exploratória de campo, no formato focus group) que contou com a presença participantes que se enquadravam em um perfil de investigação para a definição de público-alvo da Fitto. Todos os dados foram tabulados e serviram de conclusão para o diagnóstico da empresa.
Como resultado, surgiram diversas oportunidades e insights que fizeram parte da construção da Estratégia do Negócio em sintonia com a estratégia da marca, já definida pela empresa.
Então, seguimos para a etapa final de Recomendações Estratégicas. Para cada item da estratégia foram feitas recomendações para sua implantação. As novas ideias que surgiram durante o processo foram agrupadas em categorias (produto, comunicação, serviços e distribuição). As recomendações foram complementadas por um Plano de Ação que deu o direcionamento para a implantação da estratégia, incluindo atividades, objetivos e metas.
E desde a realização do projeto, a empresa vem colhendo resultados muito promissores:
-
Realizaram o re-design da logomarca e do site.
-
Estabeleceram uma nova comunicação, aumentando sua audiência junto ao público-alvo.
-
Readequaram todos os produtos quanto à qualidade, acabamentos, estampas e ergonomia. E na sequência, desenvolveram outros novos.
-
Implantaram a nova organização do portfólio de produtos.
-
Reestruturaram o sistema produtivo, visando à comercialização via e-commerce.
-
Participaram de eventos e prêmios relevantes. E construíram uma boa relação com formadores de opinião e a imprensa especializada.
-
Construíram novas parcerias que aumentaram o valor da marca.
-
Aumentaram significativamente as vendas e o faturamento.
-
Em março de 2021 iniciaram suas operações na Europa.
Ano 2017.
Equipe
Annelise Vaine Castelli
Ariane Novetti
*atuação pelo Sistema Fiep
"Muito obrigado! Vocês fazem parte desta história com a gente!"
Murilo Linhares e Danilo Linhares (sócios Fitto Design e Fitto Europe)