ELO
Criando elos. Compreendendo a experiência do consumidor com os meios de pagamento.
´
O desafio
A Elo é a maior bandeira brasileira de cartões de crédito e débito, que tem no seu DNA a democratização dos meios de pagamento. O nosso desafio para esse projeto foi compreender a dinâmica da experiência do consumidor, identificando as personas Elo e mapeando sua jornada com a marca.
O projeto de consultoria
Este projeto de consultoria foi realizado para a Ilumeo Data Science, em parceria com a Observatório de Sinais, cujos clientes foram a Elo e também a renomada agência de publicidade Almap BBDO. O projeto também contou com uma pesquisa quantitativa realizada pela Ilumeo, numa fase posterior.
A fase de Pesquisa Qualitativa foi estruturada em 4 etapas.
Na primeira de Imersão e Overview, nos debruçamos sobre o tema meios de pagamento, com foco no cartão de crédito.
A segunda etapa foi de Entrevistas em Profundidade com a construção de Personas e desenho das Jornadas do Cliente Elo.
Na terceira etapa realizamos uma série de Focus Group que complementaram as discussões e insights obtidos nas primeiras etapas.
Ao final, realizamos o Relatório de Insights, Conclusões e Recomendações Estratégicas para a marca, trabalhado em Workshop com o time Elo e Almap BBDO.
Resultados
Reposicionamento da marca junto à classe C com fortalecimento da imagem brasileira no segmento (Com a nova campanha com o Miguelzinho do Cavaco estreada em junho de 2023).
Redirecionamento das soluções e benefícios da Elo mirando a cultura e necessidades do consumidor da classe C.
Ano 2023.
Equipe
Annelise Vaine Castelli
Dario Caldas
pesquisa qualitativa
focus group
definição de público-alvo (personas)
jornada do cliente
“Gostei bastante, está muito em sintonia com o que temos conversado internamente, do caminho que a gente quer seguir e do que a gente está querendo para Elo. Alguns pontos me surpreenderam, com findings interessantes. A gente percebe que a leitura que vocês fizeram está super conectada com a realidade. Foi bastante rico, gostei."
Kelly Kyiumi Shigeno / Design Elo.
"Queria dizer que gostei muito do material, a gente tem informações bacanas para trabalhar. A gente percorreu um caminho muito bom, tive alguns insights que foram muito importantes. A gente vai tirar o maior suco possível do material que vocês produziram! Parabéns, gente."
Christina Ricci de Carvalho Filo / Marketing Elo.