top of page

BOSCH

Criando soluções de inovação para o segmento de agronegócios.

´

O desafio

Capacitar a equipe de inovação da empresa para o desenvolvimento de soluções inovadoras no setor de agronegócios, ampliando a capacidade de geração de novos negócios para a fábrica Bosch de Curitiba.

O projeto de consultoria

Para este projeto de consultoria, utilizamos os princípios do Design Thinking para capacitar a equipe, tornando-a autônoma para o desenvolvimento de soluções de inovação.

Partindo desta premissa, as etapas e atividades foram realizadas em processo de co-criação com a equipe interna (processo de aprendizagem experiencial). Ou seja, os conceitos eram explanados e na sequência, a equipe realizava as tarefas-atividades.

Assim, começamos com uma análise e compreensão do contexto e potencialidades da empresa, que vivia um momento de forte mudança estratégica: focar esforços no setor de agronegócios.

Logo em seguida, foi realizada uma análise de mercado que compreendeu o estudo setorial e o benchmarking de empresas. Para o estudo setorial, analisamos gaps, desafios e oportunidades do setor de agronegócios, envolvendo os segmentos de máquinas, equipamentos, implementos agrícolas e fornecedores de tecnologias 4.0. Para o benchmarking, selecionamos os principais players e fornecedores e avaliamos seu portfólio, modelo de negócio, proposta de valor, posicionamento, diferenciais e tecnologias utilizadas. Esta fase foi complementada por uma análise das principais tendências do setor.

Na sequência, foi realizado o mapeamento dos principais atores do agronegócios, utilizando as típicas dimensões “dentro e fora da porteira”. Estes atores foram analisados e categorizados o que deu origem a 5 personas-chave para o negócio Bosch, entre clientes, usuários e influenciadores.

Ao final, foram avaliadas as jornadas de experiência de cada persona, com o objetivo de detectar dificuldades, desafios e a percepção de valor neste setor, além de descobrir oportunidades em soluções em produtos e serviços que a Bosch pudesse desenvolver.

 

Após o projeto, a empresa de maneira autônoma foi capaz de desenvolver suas próprias soluções de inovação para o segmento de agronegócios, inclusive realizando ações de open innovation junto à comunidade.

Ano 2017.

Equipe

Annelise Vaine Castelli

Sabrina Levinton

Nara Haberland

Daniel Lange

 

*atuação pelo Sistema Fiep

pesquisa de tendências

análise de mercado

definição de público-alvo

conceito de novos produtos

treinamento em design thinking

bottom of page